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Qual o melhor meio de divulgação para minha empresa?

Qual o melhor meio de divulgação para minha empresa?

Primeiramente você tem que ter ideia de números. Não adianta tentar fazer propaganda sem saber do real universo que você ocupa no mercado. Segundo dados do Serasa Experian o número de empresas criadas no 1º tri de 2017 é recorde.

Entre janeiro e março foram criados 581.242 novos empreendimentos no país, maior número registrado desde 2010, e 12,6% superior ante o 1º tri de 2016.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/pme/

Bom, agora que demos uma pincelada nestes números, sabemos que somos mais um,  neste mercado vertiginoso, que só cresce com o desemprego e a crise.

Agora deixa eu te perguntar, quando você abriu a sua empresa pensou em olhar o que tinha a sua volta? Quais eram seus concorrentes? Se havia o mesmo ramo de negócio próximo ao seu?

Sim ou não? Ai é que começamos a entrar na nossa questão. Pense, se você abre um açougue hoje, quantos açougues tem a sua volta? Qual o valor dos produtos que ele vende? Quanto tempo ele esta de portas abertas? Você já fez alguma compra neste açougue?

Hum, isto vai fazer diferença?

Claro que vai, você hoje é concorrente deste açougue. Isso ai, vai bater de frente com o seu concorrente querendo ou não.

Primeiro por que ele não vai aceitar que você abra um açougue próximo a ele, pois vai dividir o número de clientes e consequentemente o seu faturamento.

Segundo, querendo ou não você precisa conquistar seus clientes, afinal você abriu as portas foi para trabalhar não é isto?

Bacana, você então tem a consciência que o seu concorrente é mais antigo de mercado que você e já tem uma clientela formada, consequentemente, ele vai pagar as contas com você ai ou não.

Uma ideia errada que a maioria das pessoas que abrem seu negócio tem, é que vão ficar ricas, quebrar seu concorrente. Coloque na sua cabeça, isto não existe, as suas chances de sobrevivência são muito menores do que as de seu concorrente. Não parta para este principio.

Observe, você tem pouco tempo de mercado, não é conhecido, tem um capital de giro que precisa ser empatado em custos fixos e não só em mercadoria.

Partindo deste principio, quem tem chance de quebrar quem?

Então bacana, já te passei a visão imediata que você precisa ter. Só não te contei que ainda tem o grande varejista neste meio que sempre faz uma promoção na mídia.

Beleza, então cheguei as principais analises primárias que precisamos fazer para ter um negócio aberto, analisei os riscos e te dei uma clara visão que você é mais um na guerra.

Agora vou partir para o principio da forma de abordagem das propagandas realizadas por um açougue convencional, aquele que a gente encontra no nosso dia a dia. Primeira coisa, até quanto você se deslocaria para efetuar uma compra de carne?

Vai depender, se você compra picado e prefere a carne sempre fresquinha, vai se deslocar pouco, pois prefere comprar todo o dia do que congelar para ir usando durante o mês, ou você vai comprar uma quantidade maior e congelar para utilizar o mês todo.

Em ambos os casos temos abordagem diferente no mesmo tipo de produto, que os pequenos comerciantes não sabem distinguir nem trabalhar.

A pessoa que compra todo dia não faz muita questão do preço, pois leva quantidades pequenas enquanto quem compra para o mês leva uma quantidade maior. Mas agora é que vem o pulo do gato, hoje em dia o povo faz questão de um real de diferença na compra.

Isto quer disser que aos invés de termos o mesmo preço para o produto, podemos beneficiar quem compra em quantidade maior, aumentando assim o nosso giro e diminuindo os custos com mão de obra, energia, água e por ai vai. Mercadoria que gira rápido, aumenta o lucro e diminui o custo.

Então chegamos a conclusão que precisamos de um volume considerável de clientes para mantermos este fluxo. Então partindo disto, sabemos que precisamos atingir o público que esta próximo ao nosso açougue e aquele que não esta. Quebrar as limitações físicas da nossa área de atendimento.

Agora observe as ações daquela grande rede varejista.

Vai fazer propaganda na televisão, rádio, carro de som, jornal. Você não tem a mesma estrutura deles, então vou te disser que a maneira mais inteligente de manter a sua propaganda sempre ativa na sua região é através de pequenas mídias, ou seja, aquela propaganda que fique concentrada na sua área de atendimento e aonde você pretende focar.

Ai vem o final da situação, o que fazer? Vou ser sincero, para pequenos negócios que atendem o publico de porta, a melhor solução é propaganda mensal, divulgando as suas promoções. Não encare isto como despesa nem custo, pois estes valores já deveriam estar reservados no seu caixa com antecedência.

As formas de abordagem que dão melhor resultado são, panfletagem e carros de som. Mas a maioria das pessoas opta pelo carro de som por causa da facilidade. Agora para fazer você pensar, quantas vezes já comprou alguma coisa que ouviu em carro de som? ou anotou o numero de telefone?

Então cheguei ao final, panflete a sua região sistematicamente. Defina prazos, dentro do tempo que você possui. A caminhada é saudável. Você vai se surpreender com os resultados. Após isto, você pode optar por métodos mais modernos. Mas nunca se esqueça que independente da propaganda que você fizer, ela tem que ser periódica e sistemática.

Lembre-se de que quem não é visto não é lembrado. Tendo a consciência do seu mercado, empenho e seriedade no que você faz, você só vai crescer, indiferente do que o seu concorrente faça.