Aprenda a obter resultados com o facebook da sua empresa

Aprenda a obter resultados com o facebook da sua empresa

Por que meu facebook não me dá resultados? Esta pergunta é feita por muitos donos de empresas que presenciam os seus concorrentes arrebentando de vender na rede e eles mesmos não tem uma curtida. Qual é o problema? “O problema é você, que se meteu a fazer um negócio ao qual não domina, achando que vai ficar rico do dia para a noite.” Mas como assim?

Calma, vou explicar passo a passo de forma bem clara e objetiva, para você obter os resultados com o seu facebook.

Vou organizar por tópicos para ficar mais fácil a sua compreensão, não há receitas mágicas, tudo na vida é questão de organização, tempo e experiência.

Vamos lá. Você se lembra quando pensou em abrir o seu próprio negócio? Quais foram os primeiros passos? Você teve de correr atrás de se especializar, buscar fornecedores, conseguir preços e produtos melhores, gastar sola de sapato e ainda teve que bater de frente com a concorrência disputando o mesmo cliente. Pois é, no facebook é a mesma coisa. Hoje todo buteco de esquina tem uma página de facebook e estão saturando a rede com postagens e mais postagens. Postagens sem curtidas, números de comentários cada vez menores e queda nos compartilhamentos. O Resultado? Fan Pages com engajamentos menores e cada vez menos pessoas sendo atingidas pelas postagens. Mas afinal, o que vem acontecendo com alcance orgânico no Facebook?

A resposta é simples, a rede que hoje ultrapassou a casa dos bilhões de usuários, afirma que essa queda acontece porque a disputa por atenção por parte das empresas está cada vez mais acirrada. Para evitar uma fuga de usuários por um bombardeio de informações, o Facebook através de seu algoritmo promove uma espécie de curadoria de conteúdo para filtrar o que o usuário recebe em sua timeline.

Em uma primeira análise esse cenário parece entender que os posts patrocinados são a única saída para o engajamento. O que para muitos parece ser o fim do alcance orgânico, para o Facebook nada mais é que a busca para melhorar cada vez mais a experiência do usuário (e claro, ter um pouco mais de rentabilidade também).

Você entendeu esta primeira parte? Hoje pelo número gigantesco de posts no facebook ele literalmente “separa” o que você posta e distribui para as pessoas que ele acha que a suas informações tem relevância. Isto é, você posta e posta e não atinge o seu público alvo.

Como resolver, para não ficar perdendo tempo e obter resultados? Primeira coisa, coloque na sua cabeça que tudo é questão de tempo, organização e estudos. Você vende roupas, ai vê um vídeo de um gatinho que achou lindo, pega o vídeo e compartilha. Bacana todos os seus seguidores vão adorar o vídeo. Parabéns. Mas pense, o vídeo do gatinho que você postou possuiu uma mensagem da sua loja? Possui uma promoção? Possui um evento? Possui uma ação efetiva para sua marca?

Não possui, ai é que esta, como você, mais bilhões de pessoas acharam o mesmo vídeo do gatinho lindo. Além de você inflar a rede do facebook com um vídeo que vai ser repetido milhares de vezes numa tentativa desesperada para conseguir likes, você não acrescentou nada para sua marca. Quer disser, perda de tempo, para você. Ao invés de ter colocado o vídeo do gatinho, por que não desenhou um banner com a promoção modelo da calça jeans que acabou de chegar e é novidade?

A maioria das pessoas não entendem que o nome da sua marca é a cara da sua empresa. Você já viu o Silvio Santos perdendo seu tempo com alguma coisa que não rende dinheiro pra ele?

Pare para pensar, seu nome sua marca, são construídos com muito suor e trabalho (Se você realmente leva a sério e acredita no que faz), para se queimar a toa. Então o vídeo do gatinho tem alguma coisa a ver com o que você vende? Não. Então não publique uma coisa que não vai te trazer resultados financeiros. Divulgue fotos da loja, das roupas, dos espaços, dos clientes comprando, dos métodos de pagamentos, etc. Divulgue coisas relativas ao que você faz ou vende, aquela novidade, aquela promoção, etc…

Lindo o vídeo do gatinho

Lindo o vídeo do gatinho? Ele vende roupas para a sua loja?

Antes de perder seu tempo postando coisas que não te trazem resultados pense na sua imagem e a da sua empresa, construa sua imagem e tenha um bom relacionamento com os seus clientes.

Construa a imagem da sua empresa no mundo digital

Na maioria das vezes que se pergunta para alguém: Qual é o seu objetivo com a página? A resposta será: Vender mais.

É meio óbvio que esse será o objetivo de qualquer investimento, seja no digital ou no offline. Só que, quando falamos de redes sociais, para chegar ao ponto de vender há um caminho que precisa ser percorrido.

Pensa comigo: você é impactado por um post sugerido. Este post apresenta um produto que chama sua atenção e você decide entrar na página para conhecer melhor a loja. A página está sem publicações há alguns dias, tem poucas curtidas, poucas interações nos posts e as poucas interações não foram respondidas. Os posts têm imagens feias e textos longos e repetitivos. Você compraria um produto desta loja? Você sairia da sua casa para conhecer esta loja?
No dia seguinte, você é impactado por um outro post, com outro produto interessante. A página tem várias curtidas, posts publicados a cada 2 dias, com imagens chamativas e textos criativos, diversas interações e todas elas respondidas. Qual dessas duas lojas ganharia seu clique e sua preferência?
Antes de vender, é preciso construir a sua presença digital, é preciso mostrar para as pessoas que sua empresa é confiável, que respeita o consumidor, que tem bons produtos ou serviços, que é uma referência na área de atuação. Se esta primeira etapa for cumprida com sucesso, a venda é consequência.E, ainda, depois de vender é preciso fidelizar o consumidor, conversar com ele frequentemente para que, na próxima vez, ele procure a sua empresa e não a de um concorrente.

Será que sua página está pronta para “Vender mais”? Será que ela não precisa de uma organização antes disso? E, se ela já está vendendo, o que você está fazendo para manter seu consumidor encantado? Qual é o seu diferencial? Como você se comunica com quem compra de você?

Organize seu tempo no facebook e melhore os resultados da sua empresa

Tenha planejamento – Organize-se e seja metódotico

Construir a presença digital tem a ver com planejar as ações a serem desenvolvidas na página.

Que linguagem você vai falar na página? Que tipo de publicações vai fazer? O que você vai fazer nos próximos feriados do ano? Tem alguma dessas datas que esteja alinhada com o seu produto ou serviço e mereça alguma ação comercial especial? Qual é o produto ou serviço preferido pelo seu público? Quantos posts você vai publicar sobre ele no mês? Este mês tem alguma data comemorativa que faça sentido você celebrar com um post?

Qual produto ou serviço você precisa destacar nesta quinzena? Quais recursos do Facebook e de outras ferramentas você vai usar para melhorar seu conteúdo?

Estes são apenas alguns dos vários questionamentos que precisam ser feitos ao elaborar um planejamento anual. Este planejamento anual vai nortear o planejamento mensal que, por sua vez, vai guiar a pauta semanal ou quinzenal.
Você pode até publicar na página de Facebook 2 vezes por semana apenas, mas cada um destes posts precisa ser pensado com o maior cuidado, para atingir o seu objetivo.
E é importante lembrar que não vale ficar enchendo linguiça na página compartilhando posts de páginas de portais de notícias. O conteúdo da sua página deve ser criado para o seu público e deve aproveitar cada pedacinho do alcance que se pode ter.

Afinal, você não está querendo gerar cliques para o site do jornal, você está querendo gerar cliques para o seu site e vendas para a sua empresa. Você não está em busca de interações para a página dos outros, sua preocupação precisa ser com a sua página.

Como definir o meu público alvo no facebook?

Quem é o seu público-alvo? Do que essas pessoas gostam? Que lugares elas frequentam? Quais são os valores mais importantes para a vida delas? Que momento de vida elas estão vivendo agora? Como falar com elas neste momento?

Quando se fala de conteúdo relevante é fundamental saber responder essas perguntas, porque elas ajudam a compreender o que seu público quer ler na página da sua marca, quais posts vão gerar mais interações e de onde virá o sucesso da sua página de Facebook.

Só conhecendo o público de forma aprofundada é possível criar conteúdo que propicie o engajamento. Só conhecendo o seu público é possível vender mais.

Por que minha página de Facebook não dá resultado?

Quanto investimento você esta disposto a fazer no facebook?

Quantas horas por dia você dedica para a página de Facebook da sua empresa? Quanto do seu faturamento você investe na criação de campanhas de Facebook Ads? Quanto você está disposto a pagar para uma agência ou um freelancer que gerencie sua presença digital?

Pode até parecer, em um primeiro momento, mas o uso comercial do Facebook requer investimento, seja de tempo ou de dinheiro.

No caso do tempo, que tal começar aprendendo habilidades que podem te ajudar a divulgar sua empresa e seu produto na página de Facebook? Você pode fazer um curso de mídias sociais online ou presencial; pode estudar materiais criados por profissionais do marketing; pode fazer benchmarking; verificando como seus concorrentes estão trabalhando sua

comunicação (não vale copiar nada de ninguém, viu?); pode elaborar o planejamento da sua marca. Anota aí alguns recursos que são legais para quem está começando:

Facebook Blueprint
ORGblog
Negócio Criativo

O investimento do tempo para aprender e planejar pode resultar em bons resultados orgânicos (sem precisar criar anúncios) para sua marca. Ações promovidas na vida real, como aquelas feitas com influenciadores, podem trazer bons resultados para sua página de Facebook.

No caso do dinheiro, é preciso determinar uma verba a ser usada nas divulgações dentro do Facebook, isso por causa do algoritmo da plataforma. Algumas fontes estimam que o alcance orgânico das publicações de páginas pode ser de apenas 2% a 6%. Ou seja, os posts que não recebem investimento podem ser exibidos para apenas 2% a 6% do número de pessoas que curtem sua página. Para chegar nas 94% de pessoas restantes é preciso anunciar.

E, quanto mais pessoas, páginas e publicações na rede, menor tende a ser esse alcance orgânico.

Isso não quer dizer que você precisa impulsionar todas as publicações, até porque, quanto menor e mais real o número de curtidas da sua página melhor vai ser seu alcance orgânico.

O próprio Facebook indica quais posts você deveria promover, mas você também pode decidir observando o envolvimento das pessoas nas primeiras duas horas de vida daquela publicação: quanto maior o alcance e o envolvimento, melhor será o resultado do seu anúncio. Aqui tem um passo a passo de como impulsionar.

Então, lembre-se: quanto melhor o conteúdo maior a chance de alcançar mais pessoas. Quanto melhor for construída sua base de curtidas, maior a chance de alcançar mais pessoas. E, quando você tiver o melhor resultado, vale investir um pouco para aumentar ainda mais o alcance.